• Cardiol

Iniciativa premia instituições públicas de saúde

VI Workshop do Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia foi realizado em dezembro e é fruto de parceria do HCor, por meio do PROADI-SUS, junto com a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Associação Americana de Cardiologia


O HCor, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), e em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Associação Americana de Cardiologia (AHA), realizou no último dia 14 de dezembro, o VI Workshop do Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia (BPC).


O evento foi integralmente online e teve o objetivo de compartilhar experiências sobre o Programa BPC e premiar os hospitais participantes como centros de excelência em cardiologia. Foram abordadas as estratégias e experiências dos hospitais quanto ao enfrentamento ao novo coronavírus, benefícios do Programa BPC à sociedade e foi anunciada futura parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes. A SBC participa do programa desde 2015.


“O Programa BPC é um programa de qualidade, que tem por objetivo aumentar a adesão às diretrizes assistenciais baseadas na melhor evidencia científica. Três eixos são realizados no Brasil: o eixo de síndrome coronariana aguda, o eixo de insuficiência cardíaca, e o eixo de fibrilação atrial. O programa visa a redução da mortalidade hospitalar além da melhoria dos processos hospitalares”, fala o coordenador do projeto, Fábio Taniguchi.


Durante o evento ocorreu o quarto ciclo de premiação aos hospitais públicos participantes que aderiram acima de 85% ao conjunto de indicadores avaliados pelo programa. As instituições que atingem os resultados são reconhecidas como centros de excelência em cardiologia nas condições avaliadas – síndrome coronariana aguda, insuficiência cardíaca e fibrilação atrial.


Em 2020, dez instituições foram premiadas e 20 selos foram entregues entre as categorias bronze (manutenção por três meses consecutivos), prata (manutenção por seis meses consecutivos) e platinum (manutenção maior que 24 meses consecutivos).


Veja a lista de Hospitais Premiados:


· Santa Casa de Misericórdia de Maceió, AL (Categoria Platinum para Síndrome Coronariana Aguda e Insuficiência Cardíaca)


· Hospital Ana Nery, BA (Categoria Platinum para Síndrome Coronariana Aguda e Prata para Insuficiência Cardíaca)


· Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, CE (Categoria Prata para Fibrilação Atrial e Bronze para Síndrome Coronariana Aguda e Insuficiência Cardíaca)


· Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, MG (Categoria Prata para Síndrome Coronariana Aguda e Insuficiência Cardíaca)


· Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, MG (Categoria Bronze para Síndrome Coronariana Aguda)


· Hospital Santa Lúcia, MG (Categoria Prata para Síndrome Coronariana Aguda)


· Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, PA (Categoria Platinum para Síndrome Coronariana Aguda e Prata para Insuficiência Cardíaca)


· Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná – HC-UFPR, PR (Categoria Prata para Síndrome Coronariana Aguda e Insuficiência Cardíaca)


· Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ), RJ (Categoria Bronze para Síndrome Coronariana Aguda e Insuficiência Cardíaca)


· Hospital São Paulo - Universidade Federal de São Paulo, SP (Categoria Prata para Síndrome Coronariana Aguda, Insuficiência Cardíaca e Fibrilação Atrial).

34 visualizações

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

Contato: (21) 3478-2700

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

Contato: (11) 3411-5500

E-mail: sbc@cardiol.br

Redes Sociais

  • LinkedIn ícone social
  • workplace-logo
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • workplace-logo
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram