ICJS recebe artigos com foco em doenças cardiovasculares em mulheres até 31 de dezembro
ICJS recebe artigos com foco em doenças cardiovasculares em mulheres até 31 de dezembro

14/12/2020, 13:12 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

International Journal of Cardiovascular Sciences publicará edição especial, entre março e abril de 2021, inteiramente dedicada ao sexo feminino

O International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS) publicará entre março e abril de 2021 uma edição temática especial com foco em Doenças Cardiovasculares em Mulheres. Os autores interessados em publicar seus trabalhos podem submetê-los até o dia 31 de dezembro. Os artigos devem ser enviados através do sistema ScholarOne. Em caso de dúvidas, recomenda-se enviar e-mail para revistaijcs@cardiol.br.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que as doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço de todas as mortes de mulheres no mundo. Além disso, há uma grande assimetria no conhecimento e no cuidado das doenças cardíacas no sexo feminino, o que leva a uma probabilidade de a mulher morrer de infarto até 50% maior quando comparada à dos homens.

De acordo com a médica americana Athena Poppas, presidente do respeitado Colégio Americano de Cardiologia (ACC, na sigla em inglês), as doenças cardiovasculares continuam sendo a primeira causa de morte de mulheres no mundo, e, embora se tenham alguns progressos na conscientização entre pacientes e médicos, ainda há trabalho a ser feito.

Mesmo ao se observar diminuição nas taxas de doenças cardíacas em alguns grupos, os índices em mulheres mais jovens, em particular, têm permanecido os mesmos e, possivelmente, até aumentaram. As razões são muitas, incluindo a falta de conscientização e orientação sobre esses problemas, questões socioeconômicas e aumento de fatores de risco como tabagismo, obesidade e diabetes.

O prazo para submissão de artigos para edição especial do International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS) sobre Doenças Cardiovasculares em Mulheres é 31 de dezembro. O envio dos trabalhos é feito online no sistema ScholarOne. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para revistaijcs@cardiol.br.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC