Falta de controle sanitário fecha 50% dos estabelecimentos autônomos de açaí no Pará
Falta de controle sanitário fecha 50% dos estabelecimentos autônomos de açaí no Pará

29/10/2019, 10:47 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

O problema é o aumento da Doença de Chagas no Estado, e em grande parte da região Norte, e foi debatido em congressos regionais de cardiologia

O XXXIX Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e o XXVIII Congresso Paraense de Cardiologia, realizados em Belém do Pará, de 24 a 26 de outubro, teve a presença do presidente eleito da SBC, Marcelo Queiroga, que também foi um dos palestrantes. O evento debateu as diretrizes globais e aplicabilidade regional para mais acessibilidade à saúde e qualidade de vida e também discutiu a doença de Chagas, que tem ampliado a sua incidência pelo açaí e não pela transmissão habitual por meio do barbeiro.

A presidente eleita da SBC/PA, Dilma Souza, disse que os índices são alarmantes e crescentes com a ascensão da doença. “Precisamos melhorar as nossas políticas públicas em relação aos alimentos e as doenças provocadas. Os pacientes precisam desta atenção”, conclamou. A cardiologista e deputada estadual do Pará, Heloisa Guimarães, lembrou que ao longo da passada semana uma ação sanitária no estado fechou 50% dos estabelecimentos autônomos batedores de açaí. “Isso compromete a economia do Pará, já que o principal commodity do Estado é a fruta, vendendo mais que soja e milho, mas precisa ter qualidade e controle sanitário”, completou Heloisa.

“Temos que sensibilizar as autoridades públicas para uma orientação maior à população em relação ao consumo do açaí preparado artesanalmente e que as autoridades aperfeiçoem o controle sanitário do processamento da fruta”, defendeu o presidente eleito Marcelo Queiroga. “A Doença de Chagas é prevalente no Norte do país e a solução técnico/científica precisa ser proposta também por aqui, com total apoio da SBC”, completou.

A Presidente da Associação Brasileira de Mulheres Médicas, Elizabeth Alexandre, informou que o Departamento de Cardiologia da Mulher preparou um posicionamento sobre Cardiopatia e Gravidez, apresentado no evento, e um dos capítulos tratou de forma inédita no mundo sobre a Doença de Chagas e a gestação. O evento teve grande presença de jovens cardiologistas.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta