Ex-presidentes da SBC são condecorados com Medalha Dante Pazzanese
Ex-presidentes da SBC são condecorados com Medalha Dante Pazzanese

08/02/2021, 15:43 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Homenagem criada para reconhecer nomes que possuem relevantes

préstimos à cardiologia nacional foi concedida à Iran Castro,

Oscar Pereira Dutra e Marcus Bolivar Malachias

No dia 29 de janeiro, no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, os médicos e pesquisadores Iran Castro e Oscar Pereira Dutra, ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), foram condecorados com a Medalha Dante Pazzanese, objeto de reconhecimento da SBC para aqueles que se dedicam à cardiologia nacional e possuem relevantes préstimos à especialidade no Brasil.

A entrega foi realizada pelo presidente da Sociedade, Marcelo Queiroga, que ressaltou que ambos os homenageados têm uma extensa contribuição associativa e suas gestões são reconhecidas como muito positivas, ou seja, ambos têm o espírito de Dante Pazzanese, pioneiro e primeiro presidente da SBC.

Já neste mês de fevereiro, mais um importante nome foi agraciado. Quem também recebeu a Medalha foi o ilustre cardiologista Marcus Bolivar Malachias, também ex-presidente da Sociedade.

Conheça os homenageados

Castro é professor do Curso de Pós-Graduação da Fundação Universitária de Cardiologia do Rio Grande do Sul e diretor-científico do Instituto de Cardiologia do mesmo Estado. Ele é responsável pela edição atualizada, lançada em fevereiro, do Livro-Texto da SBC, considerado o “Livro do Cardiologista” e que é usado como fonte de consulta básica sobre os mais variados temas, especialmente os métodos diagnósticos.

Dutra é professor-associado de UTI e cardiointensivista do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, além de fellow da European Society of Cardiology, American Heart Association e American College of Cardiology.

Malachias é consultor, conferencista, líder em inovação em saúde, pesquisador, governador do American College of Cardiology Capítulo Brasil, professor de Medicina da USP, diretor-clínico do Instituto de Hipertensão de Minas Gerais e membro do Instituto Biocor. Em sua gestão à frente da SBC foram criados projetos como Cardiômetro e Movidos pelo Coração.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta