Emergência Cardiovascular é discutida com Governo Federal
Emergência Cardiovascular é discutida com Governo Federal

27/08/2019, 11:58 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, visitou a sede da SBC em São Paulo, em 16 de agosto. Ela foi recebida pelo coordenador de Treinamento em Emergências Cardiovasculares, Sérgio Timerman, e pela gerente da sede São Paulo, Mara Carreira. Também estiveram no encontro Helio Angotti Neto do MS, Thatiane Facholi Polastri e Natali Schiavo Giannetti do Centro de Treinamento da SBC e a ginecologista Karen Abrão.

Na pauta foram discutidas parcerias com o Governo Federal e a possibilidade de treinamentos e a disseminação dos cursos de suporte básico e avançado de vida da SBC, conhecidos por TECA.

Sérgio Timerman lembrou que o número de vidas perdidas por parada cardiorrespiratória é enorme, inclusive nos hospitais brasileiros, apesar de poucos estudos a respeito no país que poderiam constatar um quadro ainda mais grave. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, são 720 eventos por dia no Brasil e a chegada num pronto socorro é uma verdadeira corrida entre a vida e a morte.

“Uma pessoa com parada cardíaca, a cada minuto sem atendimento, perde 10% de chance de sobreviver. Precisamos investir em treinamento profissional e da população. Assim como existem pessoas treinadas para uma situação de incêndio, elas também precisam saber como realizar as primeiras manobras até a chegada do atendimento especializado quando uma pessoa tem parada cardíaca”, defende o coordenador de Treinamento em Emergências Cardiovasculares da SBC.

A secretária do Ministério da Saúde se comprometeu em auxiliar a SBC com uma legislação que obrigue locais com grande circulação de pessoas a terem funcionários treinados em ressuscitação cardiovascular e desfibriladores externos automáticos – DEA.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta