Em parceria com a SBC, profissionais lançam documento sobre a saúde cardiovascular das mulheres
Em parceria com a SBC, profissionais lançam documento sobre a saúde cardiovascular das mulheres

29/11/2022, 15:40 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

O posicionamento é uma das iniciativas que têm como objetivo levantar dados sobre a questão da saúde cardiovascular feminina no país

Um documento que tem como objetivo a prevenção primária de doenças cardiovasculares nas mulheres acaba de ser lançado. Trata-se do Posicionamento sobre a Saúde Cardiovascular nas Mulheres, divulgado na última edição do ABC Cardiol, revista nacional da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

A publicação é uma das consequências do documento Carta das Mulheres, que levanta 11 metas a serem seguidas para melhorar a questão da saúde cardiovascular das mulheres e orientar profissionais sobre o assunto. A iniciativa tem origem em um movimento que se iniciou em 2019, no Simpósio das Mulheres em João Pessoa.

“Chegamos à conclusão de que conhecemos muito pouco sobre a saúde cardiovascular das mulheres. Não existia um documento que abordasse a questão em diferentes etapas de sua vida”, afirma Gláucia Moraes de Oliveira, uma das autoras do posicionamento.

Desde então, diferentes ações de conscientização foram tomadas. Uma delas foi a publicação do presente artigo, que levanta dados relevantes sobre a saúde da população feminina no Brasil. Nas mulheres brasileiras, as doenças cardiovasculares matam mais do que todos os tipos de câncer somados.

Para Gláucia, o que o posicionamento traz de mais importante é a demonstração da necessidade de um cuidado específico voltado para as mulheres, em todos os estágios da sua vida: “cada etapa da vida das mulheres traz doenças e problemas específicos, diferente dos enfrentados pelos homens”, ressalta a autora.

Além disso, ela ressalta a importância de uma prevenção multifatorial, que passa pelo corpo, mente e espírito: “o posicionamento também fala sobre fatores de risco sub-reconhecidos nas mulheres que nos afetam de forma diferente do que nos homens, como ansiedade e depressão”.

Um outro aspecto considera os determinantes sociais, como nível socioeconômico, região e escolaridade. Cerca de metade da mortalidade por doenças cardiovasculares em mulheres antes dos 65 anos pode ser atribuída à pobreza e às desigualdades sociais.

“A mortalidade proporcional é maior nas mulheres do que nos homens e tem múltiplas causas, como a fibrilação atrial e o AVC”, diz Gláucia.

Além de levantar questões ainda pouco abordadas, o posicionamento chama atenção para a necessidade de realização de ainda mais estudos, investigações e posicionamentos específicos.

É fundamental promover iniciativas para aumentar o conhecimento sobre a importância da saúde cardiovascular ao longo da vida da mulher. Além disso, é necessário compreender melhor as disparidades locais na saúde cardiovascular dessa população para definir políticas públicas e assistência à saúde e promover a equidade de sexo na atenção à saúde brasileira.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta