Editorial Jornal da SBC – Edição 241 – Julho de 2021

Caros leitores,


A SBC realiza neste sábado, 31 de julho, o webinar “Possíveis efeitos adversos das vacinas de mRNA – Foco em miocardites”. No fim de junho, o Centro para Controle de Doenças dos Estados Unidos divulgou o recebimento de centenas de relatos de miocardites e pericardites após a vacinação.


Teremos palestras sobre o panorama das vacinas de mRNA no mundo; a relação vacinas de mRNA e miocardites; como suspeitar e diagnosticar miocardite pós vacina, e sobre manejo terapêutico das miocardites relacionadas às vacinas.


Vamos discutir os dados americanos, que reportaram 850 casos de miocardites após doses de imunizantes de mRNA, especialmente em pacientes mais jovens. Trata-se de uma condição rara, de 4 a 5 casos para cada 1 milhão de vacinados.

Na Covid-19, é conhecido que pode causar miocardites, e quadros mais graves. Pessoas já morreram por complicações cardiológicas da doença. O que temos observado, na literatura, é esse aspecto de que a miocardite foi perfeitamente recuperável, no caso da vacina.


A SBC reforça a importância da vacinação e o desejo de que toda a população brasileira seja vacinada quanto antes, independente da vacina que esteja disponível. Potenciais efeitos adversos são muito pequenos e as miocardites pós-vacina de Covid-19 costumam ser benignas, baseadas em dados já apresentados nos EUA.


Participe de mais este webinar e venha compartilhar conhecimento conosco. É gratuito. Inscrições AQUI.


Celso Amodeo, presidente da SBC

79 visualizações