Editorial Jornal da SBC – Edição 238 – Junho de 2021
Editorial Jornal da SBC – Edição 238 – Junho de 2021

15/06/2021, 11:30 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Caros leitores,

No último dia 12 de junho, o Departamento de Cardiopatias Congênitas e Cardiologia Pediátrica (DCC/CP) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e o Departamento de Cirurgia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) promoveram um fórum para discussão de propostas para ampliação do tratamento de crianças portadoras de cardiopatias congênitas. No Brasil, a mesma data marca o dia de conscientização de casos dessa natureza.

Estima-se que nasçam aproximadamente 30 mil crianças com alguma cardiopatia congênita. O número reforça que um a cada 100 bebês é cardiopata. A doença cardíaca congênita é uma má formação no desenvolvimento da estrutura do coração que aparece nas primeiras semanas de gestação.

O acompanhamento médico no pré-natal é importante para o diagnóstico, caso existam fatores que levantem a suspeita clínica de problemas cardíaco-fetais. O ultrassom morfológico também pode apontar indícios de cardiopatia.

O Ministério da Saúde incorporou, a partir de 2014, o exame de oximetria de pulso, mais conhecido como teste do coraçãozinho, como parte da triagem neonatal em todo SUS. O exame é indicado para ser realizado em todos os recém-nascidos com mais de 34 semanas de idade gestacional. É importante que o procedimento seja feito entre 24 e 48 horas após o nascimento.

Quanto antes for feito o diagnóstico, mais será possível diminuir a repercussão dos defeitos através do tratamento clínico, planejamento de cirurgia e principalmente diminuir o impacto sobre outros órgãos que possam agregar mais morbidade para a vida da criança. Com conhecimento de uma cardiopatia já no período neonatal é possível que se planeje o nascimento do bebê em um centro de referência e logo iniciar medicações imprescindíveis para uma melhor sobrevivência.

A SBC reforça que a importância da realização do ecocardiograma fetal, durante o pré-natal, pois ele traz os benefícios de um diagnóstico precoce da cardiopatia congênita, principalmente nos casos de anomalias complexas, onde a intervenção cirúrgica no período neonatal é necessária.

Na edição 328 do Jornal SBC, você encontra matéria especial sobre o tema, fortalecendo como diagnóstico e tratamento precoces são essenciais.

Boa leitura!

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta