Editorial Jornal da SBC – Ed. 236 – Maio de 2021

Por Dr. Celso Amodeo, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia


Caros leitores,

No próximo dia 17/5, se iniciam as aulas da primeira turma do Curso de Pós-graduação em Cardio-oncologia, que a SBC tem o orgulho de oferecer em parceria com o importantíssimo Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e apoio inconteste do Instituto Nacional do Câncer (INCA).


Disponibilizamos 150 vagas e temos conosco 136 alunos matriculados, profissionais que almejam se especializarem para contribuírem à melhor evolução dos pacientes, adotando estratégias de prevenção, bem como para diagnóstico precoce e o tratamento das doenças cardiovasculares em indivíduos com câncer.


A criação dessa especialização é uma oportunidade de formar os profissionais para tratar melhor afecções tão comuns na população e com particularidades que são dominadas por especialistas nessas situações clínicas.


Falando em boas iniciativas, assinamos um termo de cooperação com o HCor, com o objetivo de fortalecer a ação solidária SOS Coração Amazonas, que visa apoiar a assistência médica da população do Amazonas, estado severamente atingido pela pandemia da Covid-19.


Com a parceria, o HCor recrutará seus médicos residentes para atendimento gratuito e remoto, via telemedicina, aos pacientes cadastrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no município de Manaus. O hospital também disponibilizará sua estrutura física para que as consultas à distância sejam realizadas.


A SBC, junto ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e aos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), está prevendo aumentar a atuação do programa SOS Coração Amazonas para outras regiões da Amazônia e do País, expandindo, consequentemente, o número de pessoas atendidas.


Aproveito o ensejo e comunico que nosso 76º Congresso Brasileiro de Cardiologia (CBC) já tem data para ocorrer: será de 19 a 21 de novembro e novamente será realizado de maneira virtual. Nas próximas semanas devemos anunciar uma prévia da programação, que, como sempre, está sendo desenvolvida para proporcionar uma ampla atualização dos conhecimentos cardiológicos e o aprimoramento em diversas áreas, que refletirão na melhoria da assistência aos pacientes.


247 visualizações