Distúrbios do sono e mortalidade cardiovascular são foco de curso da UC/SBC

Totalmente online, capacitação tem 15 horas de carga horária total e aborda apneia do sono e insônia, entre outros tópicos


Já é conhecido o impacto das anormalidades do sono na mortalidade cardiovascular. Compreender os mecanismos envolvidos na doença e conhecer as ferramentas diagnósticas e os tratamentos disponíveis são pontos fundamentais para o sucesso no manejo clínico do paciente com doença cardiovascular.


Com foco neste tópico, a Universidade do Coração SBC (UC/SBC) anuncia o curso “Sono e Coração”, 100% online, com 15 horas de carga horária total. Seu objetivo é capacitar o médico na avaliação dos mecanismos fisiopatológicos, manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento dos principais distúrbios do sono na prática clínica, incluindo apneia do sono e insônia.


Outros temas incluídos no programa são: epidemiologia e fisiopatologia; sistema cardiovascular; manifestações clínicas; ferramentas diagnósticas; doença coronária; hipertensão; arritmias cardíacas; e tratamento farmacológico e não farmacológico. O módulo IV é opcional e inclui três aulas ao vivo com discussão de casos clínicos. As gravações dessas três aulas também ficarão disponíveis para acesso do aluno matriculado no curso. A última aula desta turma será no dia 16 de agosto, e as inscrições para a próxima já estão abertas.


Os coordenadores são Fatima Dumas Cintra, Doutora em Ciências pela UNIFESP, professora livre docente em Cardiologia pela UNIFESP e professora adjunta da disciplina de Clínica Médica da UNIFESP; Luciano Drager, doutor em Cardiologia pela USP, professor associado do Departamento de Clínica Médica da FMUSP, diretor da Unidade de Hipertensão Arterial – HC FMUSP e médico da Unidade de Hipertensão do InCor; Rodrigo Pedrosa, doutor em Ciências pela FMUSP, especialista em Cardiologia pela SBC e InCor, e coordenador do Laboratório do Sono e Coração – PROCAPE – UPE; e Geraldo Lorenzi, doutor na área de Defesa Pulmonar pela USP, fundador e diretor do Laboratório do Sono do InCor e professor associado da disciplina de Pneumologia da FMUSP.


Outras duas médicas compõem o corpo docente: Dalva Poyares, doutora em Neurociências pela UNIFESP; especialista em Medicina do Sono pela Sociedade Americana de Medicina do Sono, professor livre docente da Disciplina de Medicina e Biologia do Sono do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo; e Rosa Hasan, neurologista especialista em Medicina do Sono pela AMB, coordenadora do Centro de Sono do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP; responsável pelo Laboratório de Sono da Faculdade de Medicina do ABC e Serviço de polissonografia do laboratório Alta Excelência Diagnóstica.


O curso é voltado para médicos cardiologistas e demais especialidades, residentes e acadêmicos de medicina e profissionais da saúde que tenham interesse em se aprimorar sobre diagnóstico e tratamento do paciente cardiopata com distúrbios do sono.


Para mais informações, basta clicar aqui.

46 visualizações