Curso TECA 360 da SBC recebe atualização do livro TECA A
Curso TECA 360 da SBC recebe atualização do livro TECA A

22/02/2022, 11:25 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

O treinamento de emergências cardiovasculares avançado passou a incluir as novas diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar

A SBC acaba de anunciar a atualização do curso TECA 360 de acordo com o livro TECA A. Dessa forma, o treinamento de emergências cardiovasculares avançado passou a incluir as novas diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar.

O TECA 360 foi idealizado a partir da realidade brasileira, focando no profissional que lida com emergências. Ele aborda as principais situações que podem ocorrer, utilizando casos práticos para sua discussão e aprendizado. Dentre essas situações estão as de insuficiência cardíaca descompensada, AVC e infarto, além da condução de paradas cardiorrespiratórias e arritmias.

“A atualização do livro foi feita a partir das últimas diretrizes lançadas, editadas de modo a facilitar sua consulta e aprendizado. Permitindo assim, que o aluno adquira conhecimento fundamental para a melhor identificação e condução dessas emergências, tornando as suas decisões mais seguras e confiantes”, explica Andrei Hilário Catarino, um dos coordenadores do curso.

O treinamento surgiu a partir da dificuldade de o profissional obter instrução de qualidade, independentemente da sua localidade. Por meio de uma plataforma com um paciente virtual, o aluno consegue treinar as principais situações abordadas no livro TECA A, que contém as mais recentes condutas e orientações.

De acordo com Catarino, o curso é de grande importância para os profissionais que estão no dia a dia lidando com as emergências. “Após sua conclusão, os alunos saem não somente com maior compreensão do conteúdo, mas também com postura mais preparada e organização da equipe otimizada para a melhor condução dos casos”, salienta.

Como coordenador do curso, Catarino se preocupa como esse conteúdo é administrado e atualizado. “É muito gratificante perceber o quanto o atendimento à população melhora após a sua realização, como decisões fundamentais são tomadas com maior segurança e brevidade, mudando positivamente o desfecho dos casos”, acrescenta.

“Participar da coordenação deste curso com tamanha importância é uma experiência ímpar e satisfatória”, expõe, por sua vez, Junior Colombelli Scherner, também coordenador do curso.

Vale destacar que os cursos da SBC são baseados sempre nas diretrizes nacionais de emergência cardiovascular e ressuscitação. Essas diretrizes, publicadas nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, estão totalmente de acordo com as diretrizes publicadas pela ILCOR – Aliança Internacional dos Comitês de Emergência e Ressuscitação, abrangendo praticamente o mundo todo. A atualização ocorria a cada cinco anos, mas, devido ao impacto das mudanças que acontecem em menos tempo, essa atualização tornou-se contínua, tanto internacional quanto nacionalmente.

Teoria e prática

A plataforma do curso TECA 360 contém a parte teórica do curso avançado. O treinamento está dividido em oito módulos, com aulas em vídeo de até 15 minutos, apresentando casos clínicos simulados com atores. Isso permite que os alunos interajam com o paciente, fazendo perguntas, solicitando exames e determinando a melhor conduta.

“Este projeto é incrível, pois o TECA 360 traz aquilo que já é feito internacionalmente”, comenta Sergio Timerman, coordenador do Centro de Treinamento da SBC. O treinamento é formado pelo módulo online, que oferece, primeiramente, o conhecimento teórico, e pelo módulo presencial, que propicia o aprendizado na prática, com segurança, permitindo a exposição das habilidades individuais e em equipe do aluno, dentro de um centro de simulação.

Tudo começa com o conteúdo teórico do livro TECA A. Os alunos precisam estudar, conhecer as diretrizes atuais, tanto nacionais quanto internacionais, para que estejam aptos a participar dos módulos online e presencial.

Timerman lembra que as habilidades do profissional que faz o curso de ressuscitação avançado podem, com o tempo, decair, promovendo a piora do cuidado clínico. Por isso, o treinamento pode ser refeito várias vezes, possibilitando avaliar o conteúdo teórico e, inclusive, prático.

“Devido à importância do aprendizado contínuo, o cronograma vem se modificando. É fundamental que tenhamos um treinamento em ressuscitação que seja mais do que eficaz, permitindo reter as habilidades em longo prazo. Assim, temos no módulo online sessões mais curtas, para que as pessoas reduzam o espaço entre uma e outra e relembrem o que foi esquecido com o tempo. É um treinamento de baixa dosagem e alta frequência”, explica.

O curso TECA 360 é voltado a médicos e estudantes de medicina em seu último ano de graduação. Vale lembrar que como é um curso genuinamente nacional, tem validade importante na pontuação para a prova do título de Especialista da SBC. As inscrições já estão abertas neste link.

Outros cursos

Dentro da área de emergência, a SBC oferece uma linha completa de cursos, do leigo ao mais avançado. Além do TECA A, que é um treinamento avançado, há também o curso básico, chamado de TECA B, cujo público-alvo são profissionais da área de saúde e segurança: enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, dentistas e professores de educação física.

O TECA B ensina o suporte básico a pessoas em situação de emergência, como infarto, parada cardíaca, acidente vascular cerebral e obstrução de vias aéreas. Também são abordadas e identificadas situações de emergência, fortalecendo a corrente da sobrevida, desenvolvendo habilidades motoras para realização da ressuscitação. São difundidos, ainda, os princípios do aspecto público da desfibrilação e o uso dos desfibriladores.

Outro curso é o TECA L, treinamento de emergência cardiovascular para o leigo, voltado para qualquer pessoa que deseje estar apta a realizar o primeiro atendimento. É ensinado como se comportar em situações como infarto, acidente vascular encefálico, obstrução de vias aéreas, engasgo e parada cardiorrespiratória.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta