Curso inovador criado pela SBC, TECA 360 está com inscrições abertas
Curso inovador criado pela SBC, TECA 360 está com inscrições abertas

26/07/2022, 15:30 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Genuinamente nacional, a capacitação é disponibilizada em formato híbrido, contendo dois módulos: digital e presencial

O treinamento de emergências cardiovasculares avançado, TECA 360, da Universidade do Coração SBC (UC/SBC), está com inscrições abertas. Idealizado a partir da realidade brasileira, o curso foca no profissional que lida com emergências, abordando as principais situações que podem ocorrer, como insuficiência cardíaca descompensada, AVC e infarto, além da condução de paradas cardiorrespiratórias e arritmias, utilizando casos práticos para discussão e aprendizado.

Por meio de uma plataforma com um paciente virtual, o aluno consegue treinar as principais situações abordadas no livro TECA A, que contém as mais recentes condutas e orientações.

Vale destacar que os cursos da SBC são baseados sempre nas diretrizes nacionais de emergência cardiovascular e ressuscitação. Essas diretrizes, publicadas nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, estão totalmente de acordo com as diretrizes publicadas pela ILCOR – Aliança Internacional dos Comitês de Emergência e Ressuscitação, abrangendo praticamente o mundo todo.

No curso completo, o aluno vai encontrar: arritmias, desfibrilação, marcapasso cardíaco, técnicas intravenosas, farmacologia cardiovascular, síndromes coronárias, insuficiência coronariana aguda, insuficiência cardíaca, ​descompensada, acidente vascular cerebral (AVC), ressuscitação cardiopulmonar, aspectos éticos, técnicas de ventilação com e sem equipamentos, ressuscitação cardiorrespiratória, treinamento em desfibriladores semiautomáticos, time de resposta rápida e síndrome respiratória aguda.

Segundo os coordenadores do TECA 360, Sérgio Timerman, Andrei Hilário Catarino e Junior Colombelli Scherner, o atendimento à população melhora após a sua realização. Devido ao curso, decisões fundamentais são tomadas com maior segurança e brevidade, mudando positivamente o desfecho dos casos.

Estrutura

O TECA 360 é um curso inovador, criado pela SBC em parceria com a Paciente 360®, dividido em dois módulos. O Módulo 1 - Digital (Online) permite ao aluno ter acesso ao sistema digital multiplataforma de simulação realística de pacientes. São oito módulos, com aulas em vídeo de até 15 minutos, apresentando casos clínicos simulados com atores, permitindo que os alunos interajam com o paciente, fazendo perguntas, solicitando exames e determinando a melhor conduta. Ao concluir 100% do Módulo Digital, o aluno poderá emitir um certificado de participação com carga horária de 10 horas.

Já o Módulo 2 – Presencial permite aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos sobre ressuscitação cardiopulmonar do adulto em parada cardiorrespiratória, manuseando manequins avançados e desfibriladores. O aluno poderá esclarecer todas as dúvidas com instrutores da SBC altamente qualificados. Este módulo é realizado nos Centros de Treinamento no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Ao final do Módulo Presencial, são aplicadas as avaliações teórica e prática. Os alunos aprovados recebem certificação chancelada pela SBC com validade de dois anos e todos os alunos recebem certificado de participação com carga horária de 20 horas.

O curso TECA 360 é voltado a médicos, residentes, estudantes de medicina em seu último ano de graduação e enfermeiros já formados. Vale lembrar que como é um curso genuinamente nacional, tem validade importante na pontuação para a prova do Título de Especialista da SBC. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta