Curso de Nutrição em Cardiologia da SBC prepara profissionais da teoria à prática

Objetivo é aprimorar a conduta clínica nutricional para prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares e comorbidades associadas


Os aspectos nutricionais têm ganhado cada vez mais importância dentro da cardiologia devido ao consumo de fast food, alimentos ricos em gordura trans e a uma série de nutracêuticos e polivitamínicos, que acabam aumentando o risco de doenças cardiovasculares.


Com foco nesta realidade, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), através da Universidade do Coração, oferece o curso “Nutrição em Cardiologia: da teoria à prática”. Seu objetivo é aprimorar a conduta clínica nutricional para prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares e comorbidades associadas, que são responsáveis por mais de 70% das mortes no mundo.


Em formato EAD (educação à distância), com carga horária de 8 horas, a capacitação é voltada para nutricionistas que atuam no atendimento a pacientes cardiovasculares, acadêmicos em nutrição ou medicina e cardiologistas com interesse na área de nutrição e alimentação.


“Construímos um curso que ensina a esse profissional as boas práticas e como cuidar das pessoas para que elas tenham uma alimentação saudável e evitem o sobrepeso e a obesidade. Na era em que os excessos alimentares merecem tanta atenção quanto a desnutrição, é fundamental que os nutricionistas estejam preparados para ajudar o cardiologista e os médicos de família a promoverem uma saúde cardiovascular embasada em evidências científicas”, explica Evandro Tinoco Mesquita, coordenador da Universidade do Coração.


Na coordenação do curso está a fundadora do Instituto de Nutrição do Cérebro e do Coração, Thaís Bessa, que é doutora em Ciências Cardiovasculares e mestre em Ciências Médicas. “A nutrição vai muito além da alimentação, ela faz parte da nossa vida. Precisamos aprender a conduzir o manejo clínico dos pacientes, tanto com estratégias prescritivas quanto não prescritivas.”


Segundo ela, o diferencial do curso é trabalhar abordagens de coaching, saúde e bem-estar, ferramentas de adesão e de autocuidado, que são grandes diferenciais para a prática clínica. “Precisamos preparar o nosso paciente para ser gestor da própria saúde, para que tenha uma nutrição mais eficiente e adequada”, expõe.


Além de Thais, fazem parte do corpo docente Emiliana Barbosa Marques, doutora e mestre em Ciências Cardiovasculares e membro científico do Instituto de Nutrição do Cérebro e Coração, e Maria Paula Gonçalves, doutora e mestre em Tecnologia de Alimentos.


“A SBC, que chegou aos 77 anos de história, tem como meta justamente aproximar a entidade dos médicos de família, das enfermeiras, das nutricionistas, dos psicólogos, dos farmacêuticos, dos assistentes sociais, dos educadores físicos e todos aqueles que hoje têm o paciente cardiológico no centro do cuidado”, finaliza Mesquita.


A Universidade do Coração SBC tem por objetivo oferecer conteúdo atualizado e criterioso, reunindo informações relevantes para a prática diária em forma de cursos e aulas a distância.


Mais informações e inscrições no curso “Nutrição em Cardiologia: da teoria à prática” AQUI.

248 visualizações