• Júlio Matos

Congresso da SOCERGS reuniu especialistas internacionais

Programação versou sobre temas atuais, como novas drogas para tratamento da insuficiência cardíaca, o papel dos anticoagulantes e as intervenções por cateter para o tratamento das valvopatias. As aulas estão disponíveis até 13 de setembro


O Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) 2021 reuniu - virtualmente - entre os dias 13 e 15 de agosto, mais de 1350 pessoas, em 123 atividades e 352 palestrantes. No total, foram 313 aulas gravadas que estão disponíveis até o dia 13 de setembro. Tradicionalmente, o encontro reúne, em Gramado, mais de 1800 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos. O Congresso SOCERGS figura entre os principais eventos do país da área de cardiologia.


Entre os destaques, os médicos internacionais que são autoridades mundiais nas suas áreas: o americano Juan Badimon, o português Fausto Pinto e alemão Eberhard Grube. Badimon é professor de Medicina e diretor da unidade de pesquisa de Aterotrombose do Hospital Mount Sinai, de Nova Iorque, EUA. Fausto Pinto é presidente da Federação Mundial do Coração (World Heart Federation – WHF), diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e do departamento de Coração e Vasos do Centro Hospitalar Lisboa Norte. Grube é professor de Medicina e chefe do Departamento de Cardiologia e Angiologia do Siegburg Heart Center, na Alemanha. Ele é um dos maiores especialistas no tratamento das doenças das válvulas cardíacas por cateter.


O cardiologista Mário Wiehe, presidente da SOCERGS, destacou a crescente participação das ligas de cardiologia e também das diferentes especialidades que formam a equipe multidisciplinar. “É uma oportunidade para que todos nós possamos nos atualizar das melhores práticas de cardiologia, com o que está sendo utilizado em todo o mundo. Estamos ansiosos para que, na próxima edição, possamos nos reencontrar de maneira presencial e com a pandemia totalmente controlada”, disse. A edição de 2022 está marcada para os dias 11 a 13 de agosto.


Acesse os vídeos on demand AQUI.

37 visualizações