Confira as datas das próximas turmas dos cursos de ressuscitação da Universidade do Coração

Módulos presenciais do TECA 360, PALS - Suporte Avançado de Vida em Pediatria e ACLS - Suporte Avançado de Vida em Cardiologia acontecem em São Paulo e Rio de Janeiro, entre setembro e outubro


O treinamento de emergências cardiovasculares avançado, TECA 360, da Universidade do Coração SBC (UC/SBC), está com inscrições abertas. Idealizado com base na realidade brasileira, o curso enfoca o profissional que lida com emergências, abordando as principais situações que podem ocorrer, como insuficiência cardíaca descompensada, AVC e infarto, além da condução de paradas cardiorrespiratórias e arritmias, utilizando casos práticos para discussão e aprendizado.


Por meio de uma plataforma com um paciente virtual, o aluno consegue treinar as principais situações abordadas no livro TECA A, que contém as mais recentes condutas e orientações. Vale destacar que os cursos da SBC são baseados sempre nas diretrizes nacionais de emergência cardiovascular e ressuscitação. Essas diretrizes, publicadas nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia (ABC Cardiol), estão totalmente de acordo com as diretrizes publicadas pela ILCOR – Aliança Internacional dos Comitês de Emergência e Ressuscitação, abrangendo praticamente o mundo todo.


No curso completo, o aluno vai encontrar: arritmias, desfibrilação, marca-passo cardíaco, técnicas intravenosas, farmacologia cardiovascular, síndromes coronárias, insuficiência coronariana aguda, insuficiência cardíaca, ​descompensada, acidente vascular cerebral (AVC), ressuscitação cardiopulmonar, aspectos éticos, técnicas de ventilação com e sem equipamentos, ressuscitação cardiorrespiratória, treinamento em desfibriladores semiautomáticos, time de resposta rápida e síndrome respiratória aguda.


Fique atento às datas! O módulo digital iniciou no dia 1º de julho e estará disponível até 31 de dezembro. Quem desejar fazer o curso de maneira presencial pode optar por uma das duas datas disponíveis: 17 de setembro, em São Paulo (SP), e 22 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ).


O curso TECA 360 é voltado a médicos, residentes, estudantes de medicina em seu último ano de graduação e enfermeiros já formados. Vale lembrar que, como é um curso genuinamente nacional, tem validade importante na pontuação para a prova do Título de Especialista da SBC. Mais informações e inscrições aqui.


PALS - Suporte Avançado de Vida em Pediatria


A parada cardiorrespiratória em crianças é frequentemente precedida da falência cardiopulmonar, a qual, por sua vez, é resultante da deterioração progressiva da função respiratória ou circulatória, a despeito da natureza da injúria inicial. Como consequência desse processo fisiopatológico, pode ocorrer recuperação completa, recuperação parcial com sequela permanente do sistema neurológico ou morte. A proporção de resultados desfavoráveis decorre em grande parte da qualidade do atendimento prestado pelos serviços de saúde. Sem dúvidas, uma abordagem inicial rápida e adequada diminui muito o número de mortes e de sequelas observadas na faixa etária pediátrica. Infelizmente ainda se observa, em muitos locais, um atendimento inadequado das crianças com intercorrências graves.

Desta forma, é essencial que os profissionais que trabalham em áreas de urgência e emergência aprendam a reconhecer rapidamente a criança com patologia ou injúria grave, e a instituir, de forma sistematizada, as medidas iniciais do tratamento. Para alcançar essas metas, o ensino e treinamento em reanimação pediátrica avançada (PALS - Pediatric Advanced Life Support) devem ser implantados em nosso meio.


A UC/SBC está com inscrições abertas para o curso PALS - Suporte Avançado de Vida em Pediatria, cuja metodologia foi desenvolvida pela American Heart Association (AHA) em parceria com a Academia Americana de Pediatria (AAP), baseado no consenso mais recente do ILCOR (International Liaison Committee on Resuscitation), com o objetivo de treinar e capacitar profissionais médicos e enfermeiros para um atendimento das emergências pediátricas em crianças e bebês com excelência. A capacitação aborda situações de desconforto e insuficiência respiratória, choque, arritmias e a parada cardiorrespiratória. O próximo módulo, 100% presencial, será em São Paulo (SP), nos dias 10 e 11 de setembro. Inscrições aqui.


ACLS - Suporte Avançado de Vida em Cardiologia


As próximas turmas do curso ACLS – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, para São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), também estão com inscrições abertas. O objetivo do curso é atualizar competências para o atendimento de emergências e aprimorar habilidades técnicas de salvamento de vida, incluindo o Suporte Básico de Vida (BLS). O treinamento é baseado na simulação de situações reais, nas quais os profissionais aprendem na teoria e na prática habilidades técnicas de salvamento de vidas e ainda vale pontuação para a Prova de Título de Especialista em Cardiologia (TEC).


Fique por dentro das próximas datas! Turma presencial em São Paulo (SP), nos dias 8 e 9 de outubro, e turma presencial no Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de setembro. Mais informações sobre o programa do curso e inscrições aqui.

100 visualizações