Confira a programação da SBC para o Dia Mundial do Diabetes
Confira a programação da SBC para o Dia Mundial do Diabetes

29/10/2021, 10:08 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Campanha terá webinares homônimos à data, em parceria com o CONASEMS e a Sociedade Brasileira de Diabetes, assim como ações de prevenção com o Metrô de São Paulo e a CPTM

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) organizou programação especial para abordar a doença crônica que afeta a maneira como o corpo metaboliza a glicose e afeta cerca de 16 milhões de brasileiros. A entidade reforça a importância da adoção de medidas de prevenção da mais grave consequência do diabetes, a doença cardiovascular.

No dia 10 de novembro, às 20h, a SBC realizará webinar homônimo à data. Coordenado pelo cardiologista do Instituto do Coração (InCor - HCFMUSP), Miguel Antonio Moretti, o evento online trará as palestras: Diabetes, obesidade e aterosclerose, ministrada pelo presidente do Departamento de Aterosclerose (DA) da SBC, Antonio Carlos Palandri Chagas; As estatinas e o diabetes, ministrada pelo diretor do DA/SBC, Daniel Branco de Araújo; Novas drogas para o tratamento da diabetes mellitus e a aterosclerose, apresentada pelo diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC/Funcor, José Francisco Kerr Saraiva; e A importância do controle glicêmico na prevenção cardiovascular, apresentada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Domingos Augusto Malerbi. Os cardiologistas Fabiana Hanna Rached e Luiz Antônio de Almeida Campos serão os debatedores. Transmissão pelo canal de webinares da SBC.

No âmbito da série Cuidando do Coração, parceria da SBC com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), dois webinares celebram a data. No dia 10, às 15h, o assunto terá abordagem geral e receberá a doutora em endocrinologia Karla Melo, para falar sobre como tratar o diabetes na Atenção Primária à Saúde; e a nefrologista Bianca Pititto, que falará sobre o atual cenário do diabetes no Brasil. A moderação será do diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC/Funcor, José Francisco Kerr Saraiva.

Já no dia 24, também às 15h, a pauta será Pé Diabético, e as palestras irão elencar definições e impactos; como rastrear e tecnologias que podem ser utilizadas; e campanhas de rastreamento e detecção do pé de risco para úlcera. Os palestrantes ainda estão sendo convidados e logo serão divulgados.

Os encontros da série Cuidando do Coração são transmitidos pelo canal do YouTube do CONASEMS.

No dia 9, às 19h, no Canal Diabetes Play, da Sociedade Brasileira de Diabetes (SDB), o presidente da SBC, Celso Amodeo, participará de uma live falando sobre Diabetes e Doenças Cardiovasculares. O bate bate-papo, que acontece com os representantes da regional sudeste da SBD e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), terá um espaço aberto para respostas das perguntas dos internautas.

A campanha da SBC para o Dia Mundial do Diabetes terá o tradicional apoio do Metrô de São Paulo e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). No dia 14, a CPTM publicará conteúdos exclusivos em suas redes sociais, com o viés da conscientização. E a partir desta mesma data, os painéis eletrônicos JCDecaux espalhados nas plataformas do Metrô veicularão um vídeo de alerta para a população, que inclui a adoção de hábitos mais saudáveis.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta