Comunicado - Congresso Internacional e XXVIII Nacional do DERC

Prezados colegas, acadêmicos, profissionais de saúde e empresas parceiras,


O Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular (DERC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) informa que seu Congresso Internacional e XXVIII Congresso Nacional, inicialmente desenhado no formato presencial, passou por alterações e acontecerá, no mesmo período, de 18 a 20 de agosto de 2022, mas no modo virtual (on-line).


Gostaríamos de justificar aos profissionais já inscritos e aos parceiros (patrocinadores, sociedades de especialidades nacionais e internacionais), que sempre apoiaram incondicionalmente as atividades do DERC, que tal medida considerou aspectos ainda relacionados à pandemia de Covid-19, especialmente na cidade de São Paulo, bem como implicações técnico-administrativas para a organização do evento.


Reforçamos que a mudança no formato do Congresso (presencial para online) não terá impacto sobre os temas, tampouco quanto à relevância do evento, que tem como objetivo primordial a divulgação ética do conhecimento científico cardiológico e multiprofissional ligado ao exercício físico, integrando a prática clínica diária.


Além de preservar as questões sanitárias ainda necessárias em período pandêmico, o Congresso virtual propiciará uma maior abrangência, facilitando o acesso e promovendo melhor custo-efetividade para toda a comunidade participante.


Com essa modificação, o DERC permanece com a capacidade e expectativa de superar 1.000 inscrições, oferecendo aos interessados as ferramentas mais atuais no auxílio à prevenção primária e secundária das doenças cardiovasculares, bem como em outras situações que envolvem os multissistemas corporais, traduzidos na melhoria da saúde global e da qualidade de vida.


Dentro da programação científica, destacam-se:

- a apresentação de casos clínicos reais, com ampla temática que abrange desde crianças até idosos, incluindo diretrizes recentes e relevantes nas áreas relacionadas; - colóquios com grandes questões em rápidas respostas;

- mesas redondas envolvendo testes de exercício, cardiologia do esporte, reabilitação cardiopulmonar e metabólica, cardiologia nuclear, em temas como telemedicina insuficiência cardíaca, entre outros;

- simpósios com hospitais de referência e sociedades internacionais, como a EAPC (European Association of Preventive Cardiology), ASNC / ALASBIMN (Association of Nuclear Cardiology / Asociación Latinoamericana de Sociedades de Biología y Medicina Nuclear);

- “hot topics”;

- Conferências nacionais e internacionais expondo desde a evolução do ser humano até o manejo de arritmias ventriculares em atletas.


Tal conteúdo, apresentado de maneira completa na nova grade programática, tem a ousada intenção de formação, atualização e olhar para o futuro, quebrando paradigmas e discutindo as evidências atuais estabelecidas.


Agenda

Data: 18 e 19 de agosto (quinta e sexta-feira), das 18h30 às 22h

20/08 (sábado), das 9h às 17h

Em nome das Comissões Executiva, Diretora e Científica do DERC e do XXVIII Congresso Nacional e Internacional, que assumem total responsabilidade pela árdua decisão comunicada, esperamos contar com a confiança e presença maciça de todos. Inúmeras expectativas foram frustradas e merecem desculpas com humildade e serenidade. Temos agora o compromisso de um evento imperdível e inesquecível, adequado à realidade de momento.


Contamos com sua presença.


Atenciosamente,


Dr. William A. Chalela Dr. Ricardo Q. Coutinho

Presidente do Congresso Presidente do DERC

Internacional e XXVIII (2022-2023)

Nacional do DERC


Dr. Luiz E. Mastrocola Dr. Fábio F. G. Guerra

Diretor Científico do Diretor Científico e Financeiro

Congresso Internacional e DERC (2022-2023)

XXVIII Nacional do DERC

204 visualizações