Como a cognição e a saúde mental podem influenciar no quadro de insuficiência cardíaca de pacientes
Como a cognição e a saúde mental podem influenciar no quadro de insuficiência cardíaca de pacientes

27/02/2023, 16:43 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Estudo investiga fatores para além da saúde física em pacientes

admitidos com a condição

Em 18 anos, prevê-se que mais de 8 milhões de indivíduos serão afetados por insuficiência cardíaca (IC) nos Estados Unidos. O dado aponta um aumento de 46% entre 2012 e 2030. Cada vez mais, é preciso ter atenção a todo o estado do paciente, inclusive sua parte cognitiva.

O estudo Prevalence and Association Between Cognition, Anxiety, and Depression in Patients Hospitalized with Heart Failure foi publicado no International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS) , periódico da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), e busca investigar a relação entre cognição, depressão, ansiedade e a insuficiência cardíaca.

“Nós sabemos que a IC pode comprometer o estado cognitivo do indivíduo e que muitos podem sofrer de depressão e ansiedade. Nós gostaríamos de entender se esses fatores estariam associados e o quanto estariam presentes nesses indivíduos durante sua internação”, explica Luciana Janot de Matos, cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein e principal autora do estudo.

Além dessa investigação, uma hipótese secundária apontava para uma possível influência desses fatores, cognitivos e de saúde mental, na reinternação em até 30 dias depois da alta hospitalar desses pacientes.

O estudo foi impulsionado, principalmente, pela necessidade de compreender a capacidade do paciente com IC de absorver as informações repassadas pela equipe multiprofissional no momento da alta.

O grupo amostral contou com 71 indivíduos que tinham sido internados por IC descompensada e atendiam a alguns outros fatores: eles não poderiam estar há mais de 30 dias internados e foram abordados 72 horas antes da alta, já com a previsão executada pelo médico titular.

“Nós aplicamos questionários nesses pacientes, um de rastreio de cognição, que tem a capacidade de fazer um rastreio amplo, vendo a possibilidade de alteração de cognição e um com uma escala que pode sugerir depressão e ansiedade”, diz Luciana.

Em mais da metade do grupo avaliado, majoritariamente composto por homens na terceira idade, algum tipo de prejuízo cognitivo foi identificado.

O que estava mais presente foi o de recall memorie, um tipo de memória tardia. Ao responder o questionário, o paciente precisava lembrar de três palavras em um curto período de tempo.

“Isso chamou a atenção porque damos uma série de informações para o paciente na alta, mas será que eles de fato conseguem absorvê-las?”, pontua Luciana.

O estudo comprova a necessidade de um maior acompanhamento desses pacientes, além de mais detalhamento no momento da alta.

“O segundo ponto foi a associação entre o estado de depressão e alteração cognitiva. O estado de depressão pode interferir na cognição e na memória, e nós achamos essa associação entre o prejuízo cognitivo e a depressão nesses pacientes”, diz Luciana.

Uma terceira análise presente no estudo foi a de evidência entre prejuízo cognitivo, o estado de saúde mental e a recorrência de admissão em até 30 dias após a alta. No entanto, não foi encontrada nenhuma comprovação dessa associação. Porém, Luciana possui uma hipótese para o resultado.

“Nossa amostra considera pacientes com alto poder aquisitivo, que muitas vezes têm pessoas que lhe auxiliam no momento e após a alta. Em um grupo amostral com população do Sistema Único de Saúde, por exemplo, teríamos o mesmo resultado? É algo a se considerar”.

Ela levanta a possibilidade de se aplicar a mesma análise em outros grupos para obter essa resposta.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta