Com vagas esgotadas, curso AHFALS da SBC foi ministrado durante o Congresso Português de Cardiologia
Com vagas esgotadas, curso AHFALS da SBC foi ministrado durante o Congresso Português de Cardiologia

29/04/2015, 17:42 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Curso será ministrado também no European Congress of Cardiology, a ser realizado em agosto, em Londres.

O curso de Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca (SAVIC), feito por cardiologistas brasileiros, foi ministrado em inglês e com grande sucesso durante o XXXVI Congresso Português de Cardiologia, no Algarve. O curso foi ministrado por Manoel Canesin, Mucio Tavares de Oliveira Júnior, Antonio Carlos Pereira Barreto, e o coordenador do SAVIC em Portugal, Daniel Ferreira.

Essa foi a primeira vez que o curso foi oferecido em inglês, com livro e todo material didático vertidos para aquela língua, como preparação para a apresentação no Congresso Europeu de Cardiologia, que será em agosto, em Londres. E justamente para uma avaliação do programa brasileiro com vistas à sua difusão entre os países europeus, entre os médicos que frequentaram o curso, estava o presidente da Heart Failure Association, filiada a ESC.

Manoel Canesin, um dos especialistas que desenvolveram o programa, explica que esse, por ser uma forma de ensino e sistematização da insuficiência cardíaca aguda inédita no mundo, está sendo muito bem recebido na Europa e nos Estados Unidos. "Ele foi tão bem aceito pelos representantes das sociedades internacionais quando apresentado no Congresso da SBC, que Portugal o adotou, tendo treinado num primeiro momento cerca de cem cardiologistas portugueses."

Mudança de nome e orgulho O programa na SBC foi rebatizado em inglês como Acute Heart Failure Advanced Life Support (AHFALS), nome com o qual passará a ser conhecido no restante do mundo. "Tudo indica que a difusão será rápida e intensa, já que o curso preenche uma lacuna", diz Canesin. O treinamento do médico é para atender a insuficiência cardíaca que, com o envelhecimento da população mundial e hábitos inadequados de vida, obesidade principalmente, passou a ser problema com que se defrontam diariamente as equipes dos prontos-socorros, hospitais, clínicas e o atendimento de emergência.

Na colocação de Canesin, é um orgulho para a SBC que esse programa se internacionalize. Ele lembra que até recentemente o Brasil quase que se limitava a importar conhecimento e tecnologia dos países mais avançados. "Agora chegou o momento em que, graças à produção científica e acadêmica nacional, a SBC pode exportar know how próprio e conhecimento científico". E ele conclui dizendo que, no momento, o AHFALS é o maior projeto acadêmico internacional da SBC.

Fonte: Jornal SBC 153 · Abril · 2015

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta