Brasileiros têm bolsa para pós-doutorado em pesquisa cardiovascular nos EUA
Brasileiros têm bolsa para pós-doutorado em pesquisa cardiovascular nos EUA

14/09/2020, 11:38 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Fundação Lemann está com inscrições abertas para 2021; bolsa para treinamento integral será administrada pelo Brigham and Women’s Hospital

Os médicos e cientistas brasileiros interessados em pós-doutorado em pesquisa cardiovascular no exterior têm uma nova possibilidade de dar sequência à sua vida acadêmica. A Fundação Lemann, que desde 2002 colabora para que brasileiros possam se desenvolver profissionalmente, está com inscrições abertas para o curso que será realizado em 2021 e administrado pelo Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos. São três vagas, o treinamento será iniciado entre março e julho do ano que vem, e terá 24 meses de duração. As inscrições devem ser efetuadas até 27 de novembro.

“A bolsa está direcionada a pesquisadores brasileiros que têm o interesse e o compromisso de, ao retornar ao Brasil, seguir atuante no setor de pesquisa, que envolve ciência laboratorial básica realizada por estudos translacionais, epidemiológicos e de ensaios clínicos em grande escala”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcelo Queiroga.

Reduto científico, clínico e acadêmico focado na promoção de excelência no atendimento ao paciente, o Brigham and Women’s Hospital se consolidou, ao longo dos anos, como o ambiente ideal para que profissionais envolvidos em pesquisa na área da saúde pudessem desenvolver suas habilidades.

Como participar

Para se candidatar a uma das três vagas disponíveis, os profissionais brasileiros precisam ser médicos com residência em medicina interna, cardiologia ou alguma especialidade associada. Também serão aceitos cientistas com PhD ou especialização equivalente em pesquisa cardiovascular. Além disso, a Fundação Lemann dará preferência à candidatos que já tenham demonstrado envolvimento com a área de pesquisa, sendo que aqueles no início da carreira terão prioridade, bem como os que nunca realizaram treinamentos nos Estados Unidos.

Além de atualizar o currículo, os interessados precisam apresentar uma carta de um instituto de pesquisa do Brasil que indique comprometimento com a carreira daquele médico ou cientista, incluindo detalhes de como apoiará o especialista no seu retorno ao nosso país. O candidato também deve redigir uma declaração pessoal detalhando seu interesse no ramo de pesquisa cardiovascular e sua experiência prévia nesse segmento. É necessário, também, enviar três cartas de referência.

O processo de seleção será realizado por um comitê de especialistas da divisão cardiovascular do Brigham and Women’s Hospital presidido por Peter Libby, médico sênior do hospital e professor de medicina da Harvard Medical School. As entrevistas poderão ser agendadas para realização presencial ou via ferramenta de videoconferência. Importante frisar que a instituição não custeia a viagem, a hospedagem e outras despesas do candidato.

O formulário de inscrição pode ser acessado AQUI e precisa ser preenchido em inglês, bem como todos os documentos solicitados. Mais detalhes sobre a bolsa, o treinamento e a aplicação estão disponíveis AQUI.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta