Brasileiro assume a Sociedade Internacional de Eletrocardiologia
Brasileiro assume a Sociedade Internacional de Eletrocardiologia

30/08/2019, 11:42 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

A Sociedade Internacional de Eletrocardiologia – ISE – empossou um presidente brasileiro. Antonio Luiz Pinho Ribeiro assumiu o cargo durante o congresso internacional da entidade, em junho passado, em Belgrado, na Sérvia. Antonio Ribeiro é coordenador de Pesquisa e Inovação do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, em Belo Horizonte/MG e da Rede de Telessaúde de Minas Gerais, que oferece serviços de tele-eletrocardiografia para quase 1000 municípios em Minas Gerais e em outros cinco estados brasileiros.

O novo presidente da ISE será responsável por trazer o congresso da entidade para o Brasil, em 2.020, entre os dias 25 e 27 de junho. O evento reunirá as maiores autoridades mundiais da especialidade. “As doenças cardiovasculares ainda são a primeira causa de morte no mundo desenvolvido e em desenvolvimento, mas a maior parte do sucesso no combate às doenças cardiovasculares ocorreu nos países desenvolvidos. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em qualquer idade é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização Mundial da Saúde, que visa alcançar uma cobertura universal de saúde, com acesso a serviços essenciais de saúde, para reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis. A eletrocardiografia é, sem dúvida, um serviço essencial que é necessário para atingir esses objetivos. Expandir o acesso ao conhecimento em eletrocardiologia no mundo em desenvolvimento também é uma tarefa para a nossa sociedade”, afirmou Antonio Ribeiro.

Para o novo presidente é uma honra assumir o cargo e uma oportunidade para servir à causa da disseminação de um método que pode salvar vidas e ajudar as pessoas a viver melhor, aperfeiçoando o conhecimento da atividade elétrica do coração. “A medicina e a saúde estão mudando muito rapidamente, assim como os testes clínicos são realizados, analisados e usados pelos médicos. Redes sociais, big data, aprendizado de máquina e mHealth são agora uma realidade em todos os aspectos de nossa vida, e a Eletrocardiologia não será poupada. A ampla disponibilidade de gravações de ECG em smartphones e relógios digitais vai mudar a forma como as pessoas veem e usam a eletrocardiologia, bem como a potencial aplicação de novos métodos de aprendizado de máquina de análise do eletrocardiograma tradicional. Cabe a ISE assumir a liderança nesse processo e garantir a precisão e a fidelidade da interpretação do ECG nesses novos cenários, mesclando esse novo conhecimento com mais de um século de experiência na gravação e interpretação da atividade elétrica do coração”, completa o novo presidente.

Mais informações sobre a ISE e o Congresso: http://www.electrocardiology.org/

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta