74° Congresso Brasileiro de Cardiologia teve mais de 6 mil inscritos e 300 palestrantes
74° Congresso Brasileiro de Cardiologia teve mais de 6 mil inscritos e 300 palestrantes

23/09/2019, 11:23 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

O 74° Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado de 20 a 22 de setembro, no Centro de Convenções da Fiergs, em Porto Alegre/RS, reuniu mais de 6 mil congressistas, 300 palestrantes nacionais e cerca de 30 convidados internacionais.

O evento foi aberto pelo presidente do 74° Congresso, Leandro Zimerman, que destacou a intensa mudança na forma de transmitir conhecimento ocorrida nos últimos anos. Para Zimerman, é preciso criar uma nova experiência e foi assim que a Comissão Executiva – CeCon – trabalhou. “Pensamos em sessões diferentes e interativas falando dos mais variados temas, além da Cardiologia, porém mantendo a discussão científica em altíssimo nível. Assim todos sairão daqui cheio de novos conhecimentos, mas também de dúvidas e ideias”, completou durante o discurso.

O diretor científico da SBC, Dalton Précoma, lembrou que a CeCon, composta por uma dezena de integrantes, realizou vários encontros presenciais e online para escolher os mais qualificados palestrantes. “Estruturamos um evento com qualidade científica, inovações tecnológicas e atualização para os temas do dia a dia. Foi um trabalho exaustivo, mas prazeroso. Précoma destacou o lançamento da Diretriz de Prevenção com a participação de muitos colegas, sendo a primeira que aborda a espiritualidade em todo o mundo. Falou ainda da apresentação da Diretriz de Telemedicina.

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo diretor de Comunicação da SBC, Romeu Meneghelo, que anunciou os destaques do Prêmio Mérito SBC.

  • Docente: Salvador Rassi
  • Assistência: Instituto Nacional de Cardiologia
  • Dedicação à Pesquisa: Wilson Nadruz Jr.
  • Contribuição Associativa: Antônio Carlos Palandri Chagas
  • Homenagem Especial: Enio Cantarelli
  • Homenagens Póstumas: Abrahão Afiune Neto, André Esteves Lima, Antônio Carlos de Camargo Carvalho, Brivaldo Markman, Domingos Edgardo Junqueira de Moraes, Edson Carvalho Sandoval Peixoto e Rafael Leite Luna.
  • Romeu Meneghelo ainda anunciou uma nova campanha da SBC de alerta às mortes por doenças cardiovasculares em mulheres. Um vídeo encenado pelo Grupo Corpo revelou de forma artística a importância da prevenção muitas vezes negligenciada pelas mulheres. A iniciativa da campanha da SBC “Cuide do seu coração” é do Departamento de Cardiologia da Mulher.

    O presidente da SBC, Oscar Dutra, encerrou a cerimônia de abertura com um público reconhecimento à CeCon pela elaboração da extensa programação científica com a participação dos Grupos de Estudos, Departamentos e Regionais. Para ele foi gratificante, mas doloroso formatar o evento. “Doloroso por um contingenciando financeiro, que atinge a SBC, mas também o país. Tivemos que cortar palestrantes, mas o momento exigia austeridade. Vencemos com a colaboração da indústria nacional e internacional”, reconheceu Dutra.

    O presidente da SBC afirmou que a Diretoria tem se preocupado com a saúde financeira da entidade, sem comprometer o científico. “Trouxemos e intensificamos a participação de lideranças jovens, implementamos mudanças nas revistas ABC Cardiol e IJCS, fizemos uma ampla reestruturação na TI, com as diretorias anterior e futura, mantendo o foco no associado e paciente”, completou sempre citando os nomes dos integrantes da Diretoria a frente das ações.

    Oscar Dutra ressaltou a proximidade de relações com as Regionais e os Departamentos e pontuou que a SBC é líder no cenário latino-americano da Cardiologia e muito bem postada internacionalmente. “A sensação de dever cumprido é gratificante, mas foi a um custo muito alto, tanto profissionalmente como com a minha família”, encerrou de forma emocionada.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta