Institucional

História

Fundada em 14 de agosto de 1943, na cidade de São Paulo, por um grupo de médicos destacados liderados por Dante Pazzanese, o primeiro presidente, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), tem atualmente um quadro de mais de 13.000 sócios e é a maior sociedade de cardiologia latino-americana, e a terceira maior sociedade do mundo.

Ao longo desse período diversos departamentos especializados e grupos de estudos foram formados, além dos Congressos Brasileiros de Cardiologia, que acontecem desde 1944, um ano após a fundação da SBC.

A SBC é a responsável pela organização do concurso de Título de Especialista em Cardiologia (TEC) e nas diversas diversas áreas de atuação da especialidade. Todos os anos mais de 1.200 médicos interessados pela especialidade realizam a prova para obtenção do TEC, sob a responsabilidade da Comissão de Julgamento do Título de Especialista em Cardiologia (CJTEC).

A Diretoria de Comunicações é a responsável pela edição das revistas: Arquivos Brasileiros de Cardiologia (ABC Cardiol) e International Journal of Cardiovascular Science (IJCS),  e também do Jornal da SBC. O ABC Cardiol editado continuamente há mais 70 anos, publica as principais matérias científicas da cardiologia nacional e internacional, e o IJCS tem caracter multidisciplinar oferecendo publicações que permitem a integração da Cardiologia com suas ciências afins. O Jornal, apresenta uma abordagem menos acadêmica, divulgando os assuntos de interesse geral de nossa sociedade. 

A SBC/Funcor (Fundo de Aperfeiçoamento de Pesquisa em Cardiologia), é a responsável por estimular o aprimoramento e a pesquisa científica/tecnológica no campo da cardiologia, assim como promover, junto ao público, a divulgação dos aspectos epidemiológicos das doenças cardiovasculares, alertando-o para os riscos a elas inerentes, e esclarecendo-o quanto às possibilidades de sua prevenção e tratamento.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia conta hoje com 26 regionais e 13 departamentos, o que lhe confere caráter de entidade científica nacional. A SBC possui 2 sedes próprias, sendo uma no Rio de Janeiro  e outra em são Paulo, onde se situam as áreas administrativa/financeira, a Central de Informações, a Central de Eventos, a Diretoria Científica, as Publicações e a SBC/FUNCOR. Além das sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo a SBC tem mais 10 sedes, cedidas as sociedades estaduais, espalhadas pelo país, proporcionando capilaridade às ações  societárias.

A infra-estrutura montada na SBC propicia o planejamento e a execução de diversos projetos em benefício dos sócios e da cardiologia brasileira, tornando o intercâmbio de informações técnico-científicas mais fácil, rápido e atualizado.

A SBC, após 76 anos, exerce forte protagonismo na cena da medicina brasileira, participando ativamente da elaboração de Diretrizes sobre diversos temas da Cardiologia, e balizando à prática da cardiologia e a elaboração de políticas de saúde no Brasil. A defesa de valores como a difusão do conhecimento científico, a ética, a integração e a inovação são o cerne da atuação societária. Não há dúvida que a SBC lidera a constante transformação da cardiologia em ciência que beneficia o paciente, seu objeto maior.

Conheça a SBC

A Sociedade Brasileira de Cardiologia, fundada em 1943, em consonância com a constante evolução da medicina, da especialidade e frente às necessidades da comunidade em geral, tem a honra de apresentar as novas versões da Missão, da Visão e dos Valores da entidade. Com a experiência de nosso glorioso passado e o dinamismo do presente, nos preparamos assim para os compromissos, responsabilidades e desafios do futuro.

 

Missão:

 

Ampliar e difundir o conhecimento em ciência cardiovascular, representar e promover o desenvolvimento do cardiologista, realizar ações em prol da saúde cardiovascular no País.


 

Visão:

 

Ser referência em associativismo médico e científico em âmbito nacional e internacional.


 

Valores:

 

Conhecimento, ética, valorização profissional, integração, inovação.

Princípios

1. Autoridade

 

Toda informação de saúde contida neste portal é dada por profissionais treinados e qualificados, a menos que seja declarado expressamente que uma determinada orientação é de um indivíduo ou organização não qualificado na área médica. 
 

2. Complementaridade

 

A informação disponível neste portal tem o objetivo de apoiar - e não substituir - o relacionamento existente entre os visitantes e seus médicos.

 

3. Confidencialidade

 

Todos os visitantes cadastrados neste portal terão seus dados pessoais mantidos sob sigilo. Qualquer dado utilizado para pesquisa terá somente caráter quantitativo, não identificando nenhum usuário. Os responsáveis pelo portal se comprometem a honrar os requisitos legais mínimos de privacidade de informação médica e de saúde vigentes no Brasil.
 

4. Atribuições

 

Quando for o caso, a informação será respaldada por referências claras às fontes consultadas, e, se possível, com links HTML para as mesmas. A data em que cada página médica foi atualizada pela última vez será exibida claramente (no topo ou rodapé da página, por exemplo).

 

5. Justificativas

 

Quaisquer afirmações feitas sobre os benefícios e/ou desempenho de um tratamento, produto comercial ou serviço específico serão respaldadas com comprovação adequada e equilibrada, conforme indicado no Princípio 4. 

 

6. Transparência na Propriedade

 

Os visitantes podem entrar em contato com o Suporte da SBC através do e-mail sbcsuporte@cardiol.br ou do telefone (21) 3478-2700 para informações adicionais.
 

7. Transparência do patrocínio

 

Os apoios dados ao site serão identificados claramente, incluindo a identidade das organizações comerciais e não-comerciais que tenham contribuído para o site com ajuda financeira, serviços ou recursos materiais.

 

8. Honestidade da Publicidade e da Política Editorial

 

Os anúncios e outros materiais promocionais serão apresentados aos visitantes de uma maneira e em um contexto que facilitem diferenciá-los do material original produzido pela equipe do portal. 


Não aceitamos anúncios publicitários que não respeitem todos os princípios aqui listados, bem como que gerem quaisquer conflitos de interesses.


Todos os anúncios publicitários, ao serem acessados, emitem a seguinte mensagem: Sr. Usuário, ao clicar aqui, V.Sa. está saindo do site da Sociedade Brasileira de Cardiologia e acessando um site independente, cujo conteúdo não é produzido pela, nem de responsabilidade da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Veja também:

 

 


Modificação no Cardiol atende resolução da Anvisa
(Fonte: Jornal SBC 98 - mar/abr 2010)

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

Contato: (21) 3478-2700

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

Contato: (11) 3411-5500

E-mail: sbc@cardiol.br

Redes Sociais

  • LinkedIn ícone social
  • workplace-logo
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br

  • LinkedIn ícone social
  • workplace-logo
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram