Institucional

Quem Somos

No Brasil, há mais de 200 milhões de pessoas que nos motivam diariamente a seguir com o nosso propósito: o de cuidar com excelência da saúde cardiovascular. 


Somos a Sociedade Brasileira de Cardiologia e, desde 1943, trabalhamos com empenho e determinação para transformarmos o cenário das doenças cardiovasculares no Brasil. 


Temos orgulho de estar entre as maiores e melhores sociedades médicas da América Latina e do Mundo. 


Isso só nos motiva a seguir em frente, com o olhar atento ao futuro, mas sem esquecer a nossa essência e os valores que fizeram da SBC uma referência na ciência e na história da medicina do país.


Estamos presentes em todo território nacional. De norte a sul, a Sociedade conta com 24 estaduais e 14 departamentos especializados. Somamos mais de 14 mil associados entre acadêmicos, residentes, médicos e demais profissionais da saúde. Chegamos até aqui, pois buscamos sempre fazer a diferença na vida dos cardiologistas e de seus pacientes. 


Comemoramos nos últimos 80 anos incontáveis avanços na Cardiologia, com expressivas reduções nas taxas de mortalidade, no aumento da sobrevida e na qualidade de vida de tantas pessoas. Muitos desses avanços foram produzidos por cardiologistas brasileiros, sócios da SBC, e salvam vidas todos os dias, em todo o mundo.


Os desafios ainda são muitos, mas seguiremos firmes - investindo na produção científica e de diretrizes na oferta de cursos e educação continuada, na promoção de debates, de eventos, e de campanhas de prevenção às doenças cardiovasculares, bem como contribuindo para políticas públicas que toquem a saúde do coração de cada brasileiro.


O futuro nos espera e de nossa parte não faltarão energia e o compromisso de trabalhar para a saúde, o bem-estar e a longevidade de toda população. 

Missão:

 

Atuar pela excelência no cuidado cardiovascular no Brasil.


 

Visão:

 

Ser referência em associativismo médico e científico em âmbito nacional e internacional.


 

Valores:

 

Conhecimento, Ética, Integração, Associativismo, Inovação e Humanismo.

Princípios

1. Autoridade

 

Toda informação de saúde contida neste portal é dada por profissionais treinados e qualificados, a menos que seja declarado expressamente que uma determinada orientação é de um indivíduo ou organização não qualificado na área médica. 

2. Complementaridade

 

A informação disponível neste portal tem o objetivo de apoiar - e não substituir - o relacionamento existente entre os visitantes e seus médicos.

 

3. Confidencialidade

 

Todos os visitantes cadastrados neste portal terão seus dados pessoais mantidos sob sigilo. Qualquer dado utilizado para pesquisa terá somente caráter quantitativo, não identificando nenhum usuário. Os responsáveis pelo portal se comprometem a honrar os requisitos legais mínimos de privacidade de informação médica e de saúde vigentes no Brasil.

4. Atribuições

 

Quando for o caso, a informação será respaldada por referências claras às fontes consultadas, e, se possível, com links HTML para as mesmas. A data em que cada página médica foi atualizada pela última vez será exibida claramente (no topo ou rodapé da página, por exemplo).

 

5. Justificativas

 

Quaisquer afirmações feitas sobre os benefícios e/ou desempenho de um tratamento, produto comercial ou serviço específico serão respaldadas com comprovação adequada e equilibrada, conforme indicado no Princípio 4. 

 

6. Transparência na Propriedade

 

Os visitantes podem entrar em contato com o Suporte da SBC através do e-mail sbcsuporte@cardiol.br ou do telefone (21) 3478-2700 para informações adicionais.

7. Transparência do patrocínio

 

Os apoios dados ao site serão identificados claramente, incluindo a identidade das organizações comerciais e não-comerciais que tenham contribuído para o site com ajuda financeira, serviços ou recursos materiais.

 

8. Honestidade da Publicidade e da Política Editorial

Os anúncios e outros materiais promocionais serão apresentados aos visitantes de uma maneira e em um contexto que facilitem diferenciá-los do material original produzido pela equipe do portal. 


Não aceitamos anúncios publicitários que não respeitem todos os princípios aqui listados, bem como que gerem quaisquer conflitos de interesses.


Todos os anúncios publicitários, ao serem acessados, emitem a seguinte mensagem: Sr. Usuário, ao clicar aqui, V.Sa. está saindo do site da Sociedade Brasileira de Cardiologia e acessando um site independente, cujo conteúdo não é produzido pela, nem de responsabilidade da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

 


Modificação no Cardiol atende resolução da Anvisa
(Fonte: Jornal SBC 98 - mar/abr 2010)