Universidade do Coração abrirá nova turma para pós-graduação em Cardio-oncologia

Atualizado: 1 de set.

Em formato EAD, o curso de pós-graduação em Cardio-oncologia tem atraído o interesse de médicos de todo país, inclusive estrangeiros. Nova turma deve repetir sucesso da primeira edição


Após o sucesso da primeira turma, a Universidade do Coração, braço educativo da SBC, lançará em breve uma nova edição da pós-graduação em Cardio-oncologia, oferecida em convênio e com certificação do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Com 147 alunos matriculados na primeira turma, o curso oferece uma oportunidade única para os profissionais que queiram se aprofundar em uma das áreas mais promissoras da Cardiologia em termos de relevância em produção científica na atualidade. A Cardio-oncologia, inclusive, receberá importante destaque na programação do Congresso Mundial de Cardiologia e do 77º Congresso Brasileiro de Cardiologia que acontecem concomitantes em outubro no Rio de Janeiro.



Em formato EAD, o curso de pós-graduação em Cardio-oncologia tem atraído o interesse de médicos de todo país, inclusive estrangeiros. O fato de apresentar um conteúdo referendado não apenas pela SBC, mas também pelo INC (Instituto Nacional de Cardiologia) e INCA (Instituto Nacional de Câncer), o torna exclusivo. A exemplo do que ocorreu na primeira turma, serão oferecidas bolsas de estudos. Para concorrer a uma bolsa para o curso, o candidato deve possuir título de especialista em Cardiologia (SBC/AMB) ou certificado de área de atuação em Cardio-pediatria (SBC/AMB).


Entre os temas abordados, destacam-se os determinantes epidemiológicos, fisiopatológicos e clínicos relacionados à Cardio-oncologia; bem como princípios da oncologia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e cirurgia oncológica. O diagnóstico e monitoramento das lesões cardiovasculares secundárias ao tratamento do câncer; diagnóstico e monitoramento das diversas situações clínicas cardiovasculares nos pacientes com câncer e dos tumores cardiovasculares, além de outros temas também receberão destaque na grade curricular.


O curso de pós-graduação em Cardio-oncologia tem nível especialização, com objetivo de formação de cardiologistas na subárea da Cardio-oncologia. De acordo com a Diretriz de Cardio-oncologia da SBC, publicada em 2020, as doenças cardiovasculares nos pacientes com câncer são eventos cada vez mais frequentes, em decorrência de avanços na terapêutica oncológica que resultaram tanto na melhora da qualidade de vida como no aumento da sobrevida dos pacientes. Este novo contexto no tratamento das doenças cardiovasculares em pacientes oncológicos resulta em uma consistente demanda educacional sobre o tema.


Para novidades sobre a abertura das inscrições para a nova turma, acompanhe a página:


Universidade do Coração: https://www.universidade.cardiol.br

224 visualizações