Médicos da SBC recebem Medalhas de Ordem do Mérito Médico

Homenagem é prestada pelo Ministério da Saúde e referendada pela Presidência da República


Em celebração ao Dia Nacional da Saúde – comemorado nesta sexta-feira (05) – a Presidência da República e o Ministério da Saúde homenagearam grandes nomes da medicina com as Medalhas de Ordem do Mérito Médico, uma das maiores honrarias do Estado brasileiro à categoria profissional.

A iniciativa, que recebeu registro na edição deste dia 05 de agosto no Diário Oficial da União, foi celebrada em evento realizado no Clube do Exército, em Brasília (DF).

Na cerimônia, 52 médicos foram homenageados com a Medalha de Ordem do Mérito Médico nas classes Grã-Cruz, Grande-Oficial e Comendador. Entre estes, importantes personalidades que ocuparam posição de destaque na Cardiologia e na SBC, como o sócio honorário Fausto Pinto, eleito presidente da World Heart Federation (WHF) em 2020, que foi agraciado com a Medalha na categoria Grande-Oficial.

Outro homenageado de destaque foi Antonio Carlos Palandri Chagas, ex-presidente da entidade no anos de 2008 e 2009, além de Representante das Américas na Assembleia Internacional de Governadores do American College of Cardiology (2019-2021). Chagas foi homenageado Medalha de Ordem do Mérito Médico na Classe Comendador.

Na mesma categoria de Comendador, também recebeu a medalha o Fernando Bacal, que ocupou importantes cargos na entidade como Presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2010-2011, Diretor de Pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2012-2013/ 2018-2019 e Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Cardiologia (biênio 2020-2021).


Relação de Membros da SBC homenageados:


Alessandra de Sá Earp Siqueira

Antonio Carlos Palandri Chagas

Antonio Luis Pinho Ribeiro

Carlos Antonio Mascia Gottschal

Evandro Tinoco Mesquita

Fernando Bacal

Gilson Soares Feitosa

José Armando Mangione

José Luiz Gomes do Amaral

José Pedro da Silva

Luiz Antônio Gubolino

Amanda Guerra de Moraes Rego Souza

Fábio Biscegli Jatene

Glaucia Maria Moraes de Oliveira

Jorge Neval Moll Filho

Luiz Alberto Ovando

Fausto José Pinto

108 visualizações