AMB apoia campanha da SBC de conscientização sobre o novo coronavírus
AMB apoia campanha da SBC de conscientização sobre o novo coronavírus

11/04/2020, 10:07 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Em tempos de fake news, Associação Médica Brasileira acredita que iniciativa da SBC salvará mais vidas.

A Associação Médica Brasileira (AMB) ratifica as ações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e apoia a campanha “De Coração, contra o Coronavírus”,, que visa levar informação e conhecimento aos profissionais de saúde, aos pacientes, sobretudo aqueles com comorbidades associadas a doenças cardiovasculares e à população em geral sobre as medidas preventivas e de combate à infecção por Covid-19.

O presidente da AMB, Lincoln Lopes Ferreira, destaca ser de fundamental importância a iniciativa da SBC. “A campanha da Sociedade Brasileira de Cardiologia é importante para alertar os pacientes com doenças cardiovasculares e à população em geral sobre a importância da prevenção ao novo coronavírus. A Covid-19 é uma doença nova e na qual já está bem definido que o risco de morte aumenta de acordo com a presença de comorbidades, particularmente aquelas relacionadas às afecções cardíacas.”

Ao proporcionar à comunidade médica conhecimento com base em evidências científicas, para Ferreira, a campanha “De Coração, contra o Coronavírus” terá um impacto muito positivo na comunidade médica e aos demais profissionais de saúde. “Não apenas para cardiologistas, mas também para os colegas de outras especialidades que atuam no combate ao novo coronavírus, a ação da SBC vai disponibilizar materiais para aprofundar ainda mais o conhecimento sobre as patologias cardiovasculares, agregando valor ao seu trabalho e rotina, o que resultará em melhores condições de manejo dos pacientes acometidos pela Covid-19, maior chance de cura e, certamente, muito mais vidas serão salvas”, ressalta.

Para o pacientes cardiopatas, na visão do presidente da AMB, a campanha da SBC é, sem dúvida, uma oportunidade para cuidar melhor do coração e perceber os riscos associados às doenças cardiovasculares. “Tenho certeza de que ninguém, especialmente neste momento tão delicado, quer deixar partir aqueles que amamos em decorrência de um vírus. Espero que as pessoas vejam a campanha da SBC de conscientização sobre a pandemia e possam refletir sobre a importância dela para si, quanto para os familiares, amigos e colegas”, explica Ferreira.

Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, mais da metade das pessoas que morreram de Covid-19 no Brasil até o momento apresentava algum problema no coração, e a SBC, atenta à situação, já havia alertado, baseada em evidências científicas, de que pacientes portadores de doença cardiovascular teriam uma taxa de letalidade de até a 10,5%.

“Neste momento de crise de saúde pública, é muito importante informar aos pacientes cardiopatas sobre os riscos que correm ao se contaminarem com o coronavírus, e a necessidade de se cuidarem e se protegerem é ainda maior, seguindo seus tratamentos específicos, conforme prescrição médica. Também queremos reforçar como é fundamental a população em geral seguir o isolamento social, para evitar o contágio, e tomar todas as precauções indicadas”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcelo Queiroga.

Ações da campanha

A campanha “De Coração, contra o Coronavírus” concentra-se nos meios digitais e nas redes sociais da SBC, como Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube, que estão veiculando informações relativas aos riscos da infecção por Covid-19, principalmente aos portadores de comorbidades relacionadas às doenças cardiovasculares, e medidas de prevenção ao novo coronavírus.

A SBC preparou, ainda, um portal exclusivo para compartilhar as principais informações científicas sobre a Covid-19. No ar desde o dia 4 de abril, ele pode ser acessado no endereço www.coronavirus.cardiol.online, onde traz tudo sobre a campanha, informações sobre a pandemia no mundo, inclusive mapas interativos atualizados sobre a disseminação do vírus, e-books sobre como cuidar do coração neste cenário, recomendações nutricionais para fortalecer a imunidade cuidando da alimentação e muito mais.

No portal exclusivo sobre o coronavírus da SBC estão disponíveis ainda as “Diretrizes AMB: Covid-19”, com pesquisas e orientações atualizadas. A iniciativa, segundo o diretor científico da Associação, Antonio Carlos Palandri Chagas, mostra que a entidade vem atuado de forma significativa para que os impactos da pandemia sejam os menores possíveis. Além do trabalho conjunto com as federadas e sociedades de especialidade, como a divulgação dos protocolos e orientações das entidades de saúde, a AMB criou um canal de denúncias para que médicos e demais profissionais da área possam relatar a falta de equipamentos de proteção individual (EPI).” A partir dessas denúncias, a AMB notifica estabelecimentos e órgãos reguladores e fiscalizadores para que ações emergenciais para fiscalização e solução dos problemas sejam tomadas. O assunto repercutiu amplamente e fez com que gestores de todo o Brasil se mobilizassem para que a falta de EPI fosse solucionada”, conta.

Ele também destaca o papel da campanha da SBC de conscientização sobre o novo coronavírus em um momento de disseminação de fake news. “Pode não parecer, mas as fake news causam danos gravíssimos à sociedade. Todos devem ler, checar e compartilhar mensagens apenas de fontes realmente confiáveis e evitar acreditar atual, não há falta de informação. “A questão é como elas chegam para as pessoas. Por isso vejo como fundamental a atuação das sociedades de especialidade como uma fonte confiável para disseminar informações verídicas à população, divulgando dados baseados em evidências científicas, mas de uma forma acessível”, destaca.

Diante da campanha “De Coração, contra ao Coronavírus”, Antonio Chagas, diz ter orgulho de ter sido presidente da SBC e do trabalho que a atual diretoria vem realizando. “Acredito que a campanha fará a diferença na vida de milhares de pessoas, tanto de médicos como de outros profissionais de saúde, que terão mais capacidade de lidar com pacientes de Covid-19 que tenham algum problema cardíaco, como para a população em geral, especialmente os cardiopatas.”

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta