Institucional

Fundada em 14 de agosto de 1943, na cidade de São Paulo, por um grupo de médicos destacados liderados por Dante Pazzanese, o primeiro presidente, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), tem atualmente um quadro de mais de 13.000 sócios e é a maior sociedade de cardiologia latino-americana, e a terceira maior sociedade do mundo.

Ao longo desse período diversos departamentos especializados e grupos de estudos foram formados, além dos Congressos Brasileiros de Cardiologia, que acontecem desde 1944, um ano após a fundação da SBC.

A SBC é a responsável pela organização do concurso de Título de Especialista em Cardiologia (TEC) e nas diversas diversas áreas de atuação da especialidade. Todos os anos mais de 1.200 médicos interessados pela especialidade realizam a prova para obtenção do TEC, sob a responsabilidade da Comissão de Julgamento do Título de Especialista em Cardiologia (CJTEC).

A Diretoria de Comunicações é a responsável pela edição das revistas: Arquivos Brasileiros de Cardiologia (ABC Cardiol) e International Journal of Cardiovascular Science (IJCS),  e também do Jornal da SBC. O ABC Cardiol editado continuamente há mais 70 anos, publica as principais matérias científicas da cardiologia nacional e internacional, e o IJCS tem caracter multidisciplinar oferecendo publicações que permitem a integração da Cardiologia com suas ciências afins. O Jornal, apresenta uma abordagem menos acadêmica, divulgando os assuntos de interesse geral de nossa sociedade. 

A SBC/Funcor (Fundo de Aperfeiçoamento de Pesquisa em Cardiologia), é a responsável por estimular o aprimoramento e a pesquisa científica/tecnológica no campo da cardiologia, assim como promover, junto ao público, a divulgação dos aspectos epidemiológicos das doenças cardiovasculares, alertando-o para os riscos a elas inerentes, e esclarecendo-o quanto às possibilidades de sua prevenção e tratamento.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia conta hoje com 26 regionais e 13 departamentos, o que lhe confere caráter de entidade científica nacional. A SBC possui 2 sedes próprias, sendo uma no Rio de Janeiro  e outra em são Paulo, onde se situam as áreas administrativa/financeira, a Central de Informações, a Central de Eventos, a Diretoria Científica, as Publicações e a SBC/FUNCOR. Além das sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo a SBC tem mais 10 sedes, cedidas as sociedades estaduais, espalhadas pelo país, proporcionando capilaridade às ações  societárias.

A infra-estrutura montada na SBC propicia o planejamento e a execução de diversos projetos em benefício dos sócios e da cardiologia brasileira, tornando o intercâmbio de informações técnico-científicas mais fácil, rápido e atualizado.

A SBC, após 76 anos, exerce forte protagonismo na cena da medicina brasileira, participando ativamente da elaboração de Diretrizes sobre diversos temas da Cardiologia, e balizando à prática da cardiologia e a elaboração de políticas de saúde no Brasil. A defesa de valores como a difusão do conhecimento científico, a ética, a integração e a inovação são o cerne da atuação societária. Não há dúvida que a SBC lidera a constante transformação da cardiologia em ciência que beneficia o paciente, seu objeto maior.

História

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

Contato: (21) 3478-2700

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

Contato: (11) 3411-5500

E-mail: sbc@cardiol.br

Redes Sociais

  • LinkedIn ícone social
  • workplace-logo
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br

  • LinkedIn ícone social
  • workplace-logo
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram