Prova 2022

Entidade espera 2 mil inscritos em 2022, crescimento superior a 30% em relação ao ano passado

 

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) lançou o edital para o exame de Título de Especialista em Cardiologia (TEC). O exame, que ocorre em linha com a resolução da Associação Médica Brasileira (AMB), é o único da categoria no país que credencia médicos a atuarem como especialistas na área.

Realizado em formato online, a SBC espera reunir até 2 mil inscritos para a prova neste ano de 2022, apresentando crescimento superior de 30% em relação à média dos anos anteriores, que registrou 1200 concorrentes. O índice de aprovação para o TEC é de 40%.

Além das diretrizes mais recentes em Cardiologia, o conteúdo é baseado também no Livro Texto da SBC e no Braunwald, 11ª edição. Para se inscrever, é necessário estar formado há pelo menos quatro anos em 16 de setembro de 2022, ou seja, ter se formado, no máximo, até 16 de setembro de 2018, por faculdade de Medicina reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e encontrar-se regularmente inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Destaca-se entre as principais mudanças em relação ao edital do ano passado, a redução de pontos cumulativos para a prova. Até 2021, era possível somar até 50 pontos de um total de 87 distribuídos entre as questões. Agora, os pontos cumulativos que reúnem uma série de qualificações acadêmicas e experiência prática só podem chegar a 10 dos atuais 77 pontos da nova versão da prova.

De forma resumida, entre os pré-requisitos para a inscrição que somam os pontos cumulativos constam: a necessidade de estar há mais de 4 anos formado; curso de especialização em cardiologia, que desde 2015 exige que o profissional tenha 2 anos anteriores de experiência em Clínica Médica antes de ingressar na especialização propriamente.


Importante: as inscrições para a prova de Título de Especialista em Cardiologia se encerram no dia 16 de setembro. Consulte abaixo o edital, confira as regras e não perca tempo! As provas teórica e teórico-prática serão realizadas, exclusivamente, de forma on-line, no dia 04 de dezembro de 2022.

Leia o edital