Um olhar para condutas atualizadas a respeito da Cardiomiopatia Chagásica
Um olhar para condutas atualizadas a respeito da Cardiomiopatia Chagásica

13/03/2024, 18:38 • Atualizado em 12/03/2024, 10:14

Compartilhar

 

Navegando pelos desafios e avanços da forma crônica da doença

A doença de Chagas, que afeta atualmente cerca de 6 a 7 milhões de pessoas em todo o mundo, tem como uma de suas manifestações a cardiomiopatia chagásica crônica (CCC). Esta condição se desenvolve em cerca de 30% dos pacientes infectados, resultando em arritmias, insuficiência cardíaca e fenômenos tromboembólicos. 

Neste contexto, foi desenvolvido o artigo de revisão “Advances in Clinical Practice, Diagnosis and Treatment of Chronic Chagas’ Heart Disease”, divulgado na revista ABC Heart Failure & Cardiomyopathy, uma publicação do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O artigo aborda as questões atuais sobre o diagnóstico e tratamento da cardiomiopatia chagásica crônica (CCC). Sílvia Marinho Martins, autora do trabalho, destaca a importância de lembrar que a doença de Chagas é classificada como uma Doença Tropical Negligenciada, uma categoria de doenças que têm um grande impacto na saúde pública, mas que historicamente recebem menos atenção e recursos em comparação com outras condições que afetam populações de regiões mais desenvolvidas.

A obra é uma revisão que reúne décadas de experiência e dedicação à área. Sílvia tem trabalhado com pacientes afetados pela doença desde a década de 1980, durante sua graduação na Faculdade de Medicina da Universidade de Pernambuco. Ela também acompanhou a criação da primeira Associação de Portadores de Doença de Chagas do mundo, uma ação que permitiu ampliar o cuidado desses pacientes.

O objetivo do artigo é consolidar e sintetizar as evidências disponíveis sobre a doença de Chagas, oferecendo uma visão abrangente da situação atual. Ao revisar a literatura, é possível identificar lacunas no conhecimento, com potencial para estimular áreas de futuras pesquisas.

A publicação destaca a importância de entender a doença em diferentes aspectos: desde a necessidade de atenção ao diagnóstico, seja na fase aguda ou crônica, passando pelo manejo adequado desses pacientes, até a capacitação de profissionais sensíveis às particularidades da doença de Chagas.

Entre as lacunas, destacam-se a escassa participação da doença em ensaios clínicos no contexto da insuficiência cardíaca, bem como a necessidade de explorar os potenciais benefícios do tratamento antiparasitário nesse contexto.

O estudo BENEFIT é destacado no artigo. Com uma amostra de 2854 pacientes, ele não demonstrou benefício do benzonidazol na cardiopatia chagásica. No entanto, é importante ressaltar que subestudos apresentam potencial benefício do mesmo em populações específicas, o que demonstra a necessidade de ampliar os conhecimentos na área.

Sílvia enfatiza a importância de realizar mais pesquisas, especialmente ensaios clínicos, que considerem as especificidades da cardiomiopatia chagásica. Ela destaca que, devido à variabilidade da apresentação clínica da doença, a cardiomiopatia chagásica se manifesta como diferentes fenótipos de insuficiência cardíaca, caracterizados por alta morbimortalidade. Isso demonstra a necessidade de entender o efeito real das terapias já estabelecidas para outras etiologias, a fim de proporcionar a melhor resposta clínica possível para os pacientes com doença de Chagas. A realização de mais pesquisas nesta área é fundamental para avançar no tratamento desta condição.


Confira na íntegra a publicação Advances in Clinical Practice, Diagnosis and Treatment of Chronic Chagas’ Heart Disease para saber mais.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta