Aspectos genéticos na assistência clínica serão debatidos no 1°Encontro de Departamentos
Aspectos genéticos na assistência clínica serão debatidos no 1°Encontro de Departamentos

13/03/2024, 18:38 • Atualizado em 12/03/2024, 10:46

Compartilhar

 

Encontro será oportunidade de se aprofundar nas atividades dos mais diversos departamentos da SBC

 

O 1° Encontro de Departamentos da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que será realizado entre os dias 13 e 14 de abril, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, promete ser inovador ao trazer uma abordagem multidisciplinar entre os diversos departamentos e áreas que compõem a Cardiologia.

 

Daniela Calderaro, membro da Comissão Científica do Encontro e Diretora Científica do Departamento de Cardiologia, destaca os pontos positivos do evento.  

 

“O formato que temos de interação entre departamentos é algo muito interessante. Estamos todos bastante animados para que sejam atividades extremamente interessantes e profícuas, que prometem não só a atualização médica, que é uma prerrogativa básica desse tipo de evento, mas também parcerias que venham a crescer entre os associados e os departamentos”, avalia.

 

Em relação ao conteúdo, Calderaro revela que o DCC (Departamento de Cardiologia Clínica) levará sessões com formato interativo com a plateia, abordando temas comuns no consultório do cardiologista, como obesidade, terapia de reposição ou suplementação hormonal, perioperatório de cirurgia não cardíaca e anticoagulação em cenários difíceis. Haverá uma sessão na qual se discutirá aspectos da importante relação que o cardiologista clínico precisa estabelecer com a medicina de precisão.

 

“Vamos contextualizar alguns cenários para os debates, com doenças de aorta, miocardiopatia hipertrófica, arritmias específicas, sempre tentando fazer uma tradução da linguagem genética para a linguagem clínica. Esta seção discutirá, para cada cenário clínico, desde o que revela o estetoscópio, até o que revela o gene”.

 

Ainda sobre este tema, ela diz que é “uma sessão que não tem a pretensão de fazer ninguém se tornar especialista em genética, mas sim, aprender qual é o contexto, qual é o nicho que se necessita desta aproximação para melhorar a assistência clínica do paciente”, ressalta.

 

Por fim, Daniela Calderaro afirma que o encontro é uma ótima oportunidade para o associado da SBC de se integrar de maneira multidisciplinar. “Ao invés de participar de congressos independentes dos departamentos, prestigiar um espaço único que integra todas as áreas. Eu acho que para o cardiologista associado esta é uma possibilidade ímpar de se identificar, de se aprofundar com mais detalhes nas atividades de cada um dos departamentos”, completa.

 

Confira a programação completa e se inscreva no Encontro, através do site: https://sbcencontrodepartamentos.com.br/

 

 

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta